Um cravo para Abril

Escrevo este texto a seguir ao dia 25 de Abril e dou por mim a matutar na real importância da data. Não me entendam mal, eu sei qual é a sua importância histórica, política, económica e social. O que eu me questiono é se este significado continua presente no pensamento da população e se, para esta no seu todo, continua a ter o mesmo significado.

Para mim, Abril significa a vitória da liberdade em todas as suas vertentes. Abril significa a luta que nos possibilitou chegar até aqui, desfrutando da possibilidade de escolhermos o nosso próprio destino e o nosso caminho. Paradoxalmente, Abril permitiu que cada vez mais pessoas possam escolher entre ele e o seu contrário, numa completa desilusão com tudo que Abril nos trouxe. O que Abril não nos trouxe, foi a capacidade de pensarmos mais além, de nos superarmos e tentarmos mudar o mundo à nossa volta. Abril deixou-nos acomodados, gordos e incapazes de reagirmos! Abril não é cravo na lapela. Abril é um sentimento que se leva no coração.

Todos os que falam defendem o seu Abril. Defendem a sua noção daquilo que foi para si a data, da forma como isso os marcou e daquilo que consideram ser a sua importância. Falam por todos, pois estão convencidos que a sua versão de Abril é a verdadeira, a única possível. E no entanto, Abril foi tantas coisas, tantas versões, tantas verdades…

Hoje, chegados aqui, enfrentamos a derradeira prova de Abril… O TEMPO. Será possível manter Abril vivo? Pois ele só vive enquanto a nossa vontade de sermos verdadeiramente livres perdurar. Esta será a nossa luta diária, manter o cravo vivo, naquilo em que ele é mais belo… A sua essência.

Um abraço a todos.

Advertisements

GRITAR um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: