Como nao podia deixar de ser hoje … Pingo Doce e os 50%

Em resposta ao Post do Paulo Morais em Em análise: Campanha Pingo Doce 50% desconto

Paulo Morais, nada contra a iniciativa dos 50% de desconto, seja porque trouxe mais valias para o consumidor, sem duvida, e para o Pingo Doce, obvio eles não são uma instituição de solidariedade social e têm ordenados para pagar ao final do mês e lucros para obter. Mas porquê no dia 1 de Maio, é um dia único que as pessoas têm disponibilidade, logo não se podia perder a oportunidade de beneficiar o consumidor noutro dia qualquer, ou seria a única forma de garantir que já que tinham que pagar a dobrar aos funcionários tinham que garantir que ia haver vendas?

Nada contra a iniciativa dos 50% de desconto, favoreceu de certo muitos consumidores e não somente “os pobres” como também referenciado, é que os pobres não vão ter dinheiro especificamente no dia 1 de Maio para duplicar as compras que fazem normalmente e provavelmente os pobres foram trabalhar porque isso significa que hoje receberam a dobrar devem estar a querer é mais feriados a trabalhar.

Tudo contra a iniciativa do Pingo Doce em faze-lo no dia 1 de Maio tendo a sua disposição mais 364 dias para o fazer, foi pelo Buzz, foi pela promoção que ganhou na televisão, na internet e em todos os media existente, então objectivo cumprido, mas fica o sabor amargo na boca de que foi uma acção de força porque podem, porque querem demonstrar que colocaram os funcionários a trabalhar no dia 1 de Maio, contestando assim os sindicatos e não tiveram, ou pelo menos eu não vi manifestações a porta de funcionários, contestações destes. Claro que não tiveram eles se calhar gostam do que fazem ou pelo menos precisam de receber mais, de certo que se alguém lhes perguntar se gostaram de ver as lojas naquelas confusões que aconteceram está-me a parecer que a resposta ou vai ser politicamente correcta pela fidelização ao empregador ou então não vai ser bonita de ouvir.

Fica o sabor amargo de que os meios não justificam certos fins, e desafio o Pingo Doce a fazer essas promoções de 50% em mais dias ao ano tipo na véspera de Natal por exemplo, ou esse já não é um bom dia porque pode criar muita confusão logística nas lojas?

Advertisements
Com as etiquetas , ,

3 thoughts on “Como nao podia deixar de ser hoje … Pingo Doce e os 50%

  1. ruibrandao diz:

    Já li uma notícia (especulativa) em que indicava que uma das razões para a data teria sido uma mudança de imagem que se estaria a preparar e a necessidade de movimentar stock em virtude da mesma. Mas ignorando essa possibilidade, temos um genial, caro e arriscado “golpe de Marketing”. A escolha da data não é “inocente” – causa impacto e põe em causa o status quo habitual deste dia (as manifestações do costume, blah blah blah). Esta provocação tornou-se o tema do dia.

    Em relação à promoção em si, impressiona pela dimensão. O comportamento dos “consumidores” não foi diferente do que se pode observar numa data de situações similares (e.g. Black friday nos EUA):

    Daí que veja com um pouco de humor a tentativa de colar o comportamento das pessoas à crise ou como sendo uma prova da perfidão moral das pessoas.

    Quanto às reacções, penso que o estado actual da economia e sociedade portuguesa poderia dispensar este tipo de “agitações”. No entanto, não deixa de ser verdadeiramente anedótico ver sindicatos a alertar para concorrência desleal e dumping e associações de comerciantes preocupados com as relações laborais e dia do trabalhador.Será que trocaram os discursos?

  2. Viva! Obrigado pela resposta..

    Como referi no artigo, o assunto do 1 de Maio é demasiado controverso e “pessoal” para debater friamente. O dia pode não ter sido o melhor, concordo, mas o efeito não seria o mesmo. É um pau de 2 bicos..

    Na véspera de Natal já é habitual algumas marcas da concorrência fazerem em alguns produtos (por exemplo no Bacalhau, brinquedos, etc..)

    Acho que o contexto é diferente mas, nada contra a sua opinião, muito pelo contrário 🙂

    Abraço

GRITAR um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: