Viva o comunismo ou quase

Antes de mais as minhas desculpas aos leitores pelo atraso de dois dias na publicação, mas no Domingo dia habitual as escritas GRITANTES o cansaço de uma semana agitada ganhou a batalha e hoje (ontem) o trabalho acabou tarde.

Com tudo o que se tem passado em Portugal nos últimos tempos, com a crise interna e externa, se sai ou fica no euro, se cumprimos ou não cumprimos, se pagamos ou não pagamos, se os políticos mentem ou não mentem, é difícil conseguir abordar outros temas que não os mesmos de sempre. Emprego ou mais concretamente a falta dele, carga excessiva de impostos, até o primeiro ministro o admite, mas provavelmente foi um momento de neoliberalismo.

Mas o que marcou mesmo a minha semana foi Jerónimo de Sousa dizer que o Sol vai voltar a brilhar para todos nós, mas que raio o que é que o Sol tem a ver com tudo isto, deixem lá o Sol em Paz e não o metam nestas confusões e politiquices.

Agora um pouco mais a sério, quando olho para as intervenções do PCP e para o modelo de discurso do Sr Jerónimo de Sousa não consigo deixar de pensar … e se porventura ele chegasse ao poder … isto porque eu até tenho uma simpatia pelo esforço do homem, mas ao mesmo tempo custa-me, porque sabemos que é fácil defender os princípios que o PCP defende quando se esta do lado de fora.Utopias todos as podemos ter e para já não pagam imposto mas a sério eles precisam mesmo de uma reformulação de discurso. Isto de fazer discursos para o povo em tom de que são a salvação da pátria chateia-me.

Outra coisa que me passou pela cabeça no discurso do “Sol” onde chovia a potes, e que por falar nisso não pude deixar de ter pena da miúda que lhe estava a segurar no guarda-chuva, foi que “o comunismo na sua essência está morto” se realmente o PCP tem como objectivo o melhor para o país não devia mudar um pouco ali mais para o centro é que o que promovem é um bocado diferente da ideologia politica ora vejamos

DEFINIÇÃO DE COMUNISMO

O comunismo é uma ideologia política e socioeconómico, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária. O “comunismo puro”, no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e económica da vida.

MENSAGEM DO PARTIDO COMUNISTA

O Partido Comunista Português, partido político da classe operária e de todos os trabalhadores, inteiramente ao serviço do povo português e de Portugal, tem como objectivos supremos a construção do socialismo e do comunismo – de uma sociedade nova liberta da exploração do homem pelo homem, da opressão, desigualdades, injustiças e flagelos sociais, sociedade em que o desenvolvimento das forças produtivas, o progresso científico e tecnológico e o aprofundamento da democracia económica, social, política e cultural assegurarão aos cidadãos liberdade, igualdade, elevadas condições de vida, cultura, um ambiente ecologicamente equilibrado e respeito pela pessoa humana.

Por isso o que eu acho que era mesmo preciso era que o PCP fizesse um revamp ao partido, se calhar esta mesmo na altura de mudar de nome e se deixar de saudosismos por um tempo que nunca irá voltar para trás.

Sr Jerónimo de Sousa o povo quer melhores condições de vida e o termo comunismo assusta o povo e por mais que berre num dia de tempestade na realidade não vão conseguir chegar lá porque os mais idosos na realidade querem e ter um fim de vida condigna e com alguma felicidade e as gerações mais novas gostam mesmo é das festas do AVANTE. E na sociedade que agora temos e achando muito bem a defesa do proletariado é uma utopia achar que vamos ter uma sociedade sem classes e que o povo é que manda, e no seguimento disto se assim for voltamos ao inicio …. e se porventura ele chegasse ao poder … cederia a sua posição no governo em prol do povo?

Anúncios
Com as etiquetas , , , ,

3 thoughts on “Viva o comunismo ou quase

  1. ruibrandao diz:

    Hoje apetece-e discordar da definição clássica de Comunismo e apresentar uma em alternativa:

    O Comunismo é uma religião sem Deus que tem como profeta principal e redentor Karl Marx, um escritor de ficção científica de origem alemã cuja obra principal, O Capital, a maioria dos seus seguidores nem sequer terá tentado ler e muito menos acabar.

    Não foi muito bem sucedido em vida, mas iconograficamente popular após se ter finado.

    • luiscorujo diz:

      Concordo contigo. Aliás defendo isso no primeiro parágrafo do meu comentário. Infelizmente não é o único caso. O Liberalismo tornou-se noutra religião e poucos dos seus proselitistas leram Adam Smith, e preferem a escola de Viena ou os Chicago Boys, com iconografia definida em cifrões e na Wall Street. Também os ecologistas/ambientalistas estão a transformar esta ideologia numa religião e a maioria não lê James Lovelock. Sendo o planeta um sistema integrado complexo que se autorregula para manter a vida, não significa que tenhamos que forçar a Terra a manter condições para a vida humana ad infinitum….

  2. luiscorujo diz:

    Qualquer ideologia corre perigo quando se cristaliza num modelo epistemológico-dialético (muitas vezes pseudo-científico) de explicação da realidade. Esse perigo torna-se exponencial quando o proselitismo dos seus defensores a coloca ao nível do dogma, como se se tratasse de uma religião. Aconteceu assim com o Comunismo (do qual só os partidos lenilistas-estalinistas e trotskistas parecem ter a marca regi$tada), com o Liberalismo (como se tem visto nos últimos tempos), etc.. Dentro de uns anos será o Ecologismo ou qualquer boa ideia que acabar por se transformar na tese oficial (a única aceite!) da sociedade, ou seja, uma versão completamente adulterada do pensamento original.

    As ideias de Marx e Engels deram origem à Social Democracia (tendo influenciado o pacifismo, anarquismo e sindicalismo), ao Socialismo (democrático e marxisma-leninista, e influenciou a Quarta Internacional, o Ecosscocialismo e o Ambientalismo), o Comunismo, o Leninismo (bolshevismo, ditadura do proletariado), Trotskismo (revolução permanente), Maoismo (guerra popular), e Comunismo de Esquerda (anti-bolshevista, anarco-comunistas)… até os movimentos feministas [qualquer tentativa de catalogar estas ideologias dava uma tese de doutoramento]. A explicação oficial do modelo das fases de desenvolvimento do Materialismo Histórico parece uma alusão ao Mito do Eterno Retorno.

    Mas Marx nem sequer foi original: Cristo, Buda, Sócrates propunham projetos de vida relacionados com a liberdade e não existência de diferenças sociais (fossem estas derivadas de categorizações raciais e hereditárias, estatuto, poder, ou posição económica).

    Pessoalmente considero que a seguir ao Comunismo, ou melhor, a uma sociedade comunista, ainda virá aquilo que, de acordo com Kant, se situa na Anarquia (lei e liberdade sem violência, em que a lei não é imposta porque está interiorizada em todos)… uma utopia para o actual estado de desenvolvimento humano.

    Quanto à tua pergunta final, enquanto o PCP não der sinais de abertura e não aceite visões que não estejam de acordo com a ortodoxia das teses partidárias, a resposta encontra-se na dinâmica que existia nos países que pertenciam à antiga cortina de ferro… Quando isso acontecer, talvez os comunistas deixem de “comer criancinhas ao pequeno-almoço”.

GRITAR um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: