Multitasking ainda nos mata.

Human multitasking is the best performance by an individual of appearing to handle more than one task at the same time. The term is derived from computer multitasking. An example of multitasking is taking phone calls while typing an email. Some believe that multitasking can result in time wasted due to human context switching and apparently causing more errors due to insufficient attention.

fonte: wikipédia

Nos dias actuais achamos que para ser bem sucedidos na vida principalmente na area profissional precisamos de ser multitarefa. Caso contrário damos a ideia de que somos pessoas menos produtivas logo menos profissionais.

Até que ponto esta opinião estará correcta? Na realidade alguns estudos provam que o facto de sermos multitasking mesmo nas coisas mais simples do dia a dia não trazem beneficios.

Quantos de nós conduzimos e falamos ao telefone?

Quantos de nós lemos um livro ao mesmo tempo que estamos embrenhados em outros pensamentos?

Quantos de nós falamos ao telefone enquanto lemos ou respondemos um email?

Quantos de nós bebemos um café enquanto lemos o jornal?

Obvio que as nossas diversas capacidades humanas nos permitem fazer multiplas coisas mas esquecemo-nos de uma coisa. Só temos um cerebro.

Sim temos a brilhante capacidade de fazer multiplas coisas ao mesmo tempo mas o centro que gera isto tudo embora tenha a capacidade de processar multipla informação ao mesmo tempo não tem a capacidade de a processar a 100%. Assim com este facto designa-se que “mais” é realmente “menos”.

O culpado de tudo isto é o centro disto tudo o nosso cerebro, um elemento humano que necessita de estar continuadamente ocupado. O segredo é contrariar esta “fome” do nosso cerebro em fazer multiplas coisas e concentrarmo-nos em fazer uma coisa de cada vez.

Quando lemos um livro se nos focarmos no que realmente lemos não so embebemos melhor a informação como não temos que voltar atras para reler aquela parte ou simplesmente achamos que não percebemos o conteudo.

Se falarmos ao telefone concentrados no dialogo de certo que iremos ter uma converssa mais rápida, mais eficaz, mais produtiva. O mesmo acontecerá á resposta daquele email que estavamos a tentar produzir durante o telefonema.

E por fim apenas porque vale a pena pensar nisso, quando tomamos café e lemos o jornal das duas uma ou tiramos prazer do sabor do café que estamos a tomar ou conseguimos saber as noticias do dia e realmente fazerem sentido.

Um excelente artigo sobre esta questão do multitasking pode ser lido aqui, escrito por James Altucher.

 

 

Anúncios
Com as etiquetas , , ,

2 thoughts on “Multitasking ainda nos mata.

  1. ruibrandao diz:

    Multitasking é para gajas 😀
    O nosso cérebro – ou melhor, o nosso sistema nervoso – naturalmente que é capaz de processar muitas actividades e informações em simultâneo. No entanto, o nosso pensamento consciente é que tem limites que estão a ser testados pelo bombardear de informações correntes – e que pode prejudicar a nossa qualidade de análise.

    Para mim esta questão prende-se com o redesenho dos padrões mentais (arriscaria mesmo neuronais) estimulados pelos mecanismos e modos de acesso e activação da informação que temos ao nosso dispôr nos dias de hoje.

    Is google making us stupid? (http://www.theatlantic.com/magazine/archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/6868/)

  2. luiscorujo diz:

    Esta faz-me lembrar a piada da loira. A verdade é que cérebro é um desconhecido que é mestre em multitasking. Ele controla a respiração, o fluxo sanguíneo, a digestão, a emissão de hormonas, a produção/reprodução celular, gerir a informação externa, combater as ameaças, articular a mão e a visão, o pensamento e a vista. Escrever um poema de amor ou a matar, será sempre o cérebro a trabalhar em vários ciclos ao mesmo tempo. Será que nós cuidamos bem dele?

GRITAR um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: